quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seca no AMAZONAS deixa 39 cidades em emergência

- Atualizado em 27/10/2010 21h42
Seca no AM deixa 39 cidades em emergência e uma decreta calamidade
Equipes têm levado donativos e água potável para ribeirinhos isolados.
Estiagem baixou nível dos rios Amazonas, Negro e Solimões.
Do G1, em São Paulo

imprimir Um município decretou estado de calamidade pública e outros 39 estão em situação de emergência por causa da seca que atinge o Amazonas, segundo informações da Defesa Civil. Equipes têm levado donativos e água potável para ribeirinhos que estão isolados com o baixo nível dos rios.

O superintendente do Serviço Geológico do Brasil, Marco Antonio de Oliveira, explicou ao G1 que o Rio Negro registrou, no domingo (24), o nível mais baixo desde 1902, com a marca de 13,63 metros. "Desde o recorde, o nível do Rio Negro vem subindo alguns centímetros por dia em Manaus. Mas em Tabatinga (AM), o rio voltou a descer. Temos uma incerteza em relação ao final da vazante nesta região", disse.

De acordo com Oliveira, o período de seca está dentro da normalidade. As cheias devem ter início em novembro.

"Os rios continuam funcionando normalmente. Tanto o Rio Amazonas quanto o Solimões e o Negro estão bem prejudicados, mas eles nunca secam, os barcos continuam navegando. Mas aparecem muitos bancos de areia, então as embarcações tomam mais cuidado e evitam navegar à noite. Algumas cidades acabam ficando desabastecidas", disse.

Nenhum comentário: